terça-feira, 27 de outubro de 2009

A DIFICULDADE PARA SE TER O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Vem crescendo muito a exclusão social no Brasil, principalmente na questão habitacional pela população de baixa renda e isso agrava cada vez mais o comprometimento dessas pessoas com relação à educação, saúde, lazer, trabalho e renda.
Essas necessidades habitacionais precisam de implementação de políticas públicas para oferecer um lugar seguro e digno ao ser humano no qual eles possam ter terras urbanizadas, emprego e renda e acima de tudo ter a sua cidadania zelada, pois muitos acabam recorrendo a favelas, cortiços e becos colocando suas vidas em risco.
Hoje em dia existem diversos projetos habitacionais para população de baixa renda a possibilidade de obter a casa própria, se incluem aquelas que ganham de um a dez salários mínimos e as prestações são pagas de acordo com a renda de cada família.
O Governo Federal criou o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social junto com o Fundo Nacional para minimizar essa deficiência e criou programas de moradia junto com diversos órgãos e setores sociais como e o PAR (Programa de Arrendamento Residencial), prefeituras, parcerias com a Caixa Econômica podendo utilizar o FGTS (fundo de garantia), o Mutirão Associativo, no qual os próprios moradores ajudam na construção de moradia através de mutirão com parcerias nas Entidades Comunitárias cadastradas na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).
A CDHU é vista como um exemplo de programa que promove a política habitacional na inclusão social e na construção de cidadania. Visando a qualidade de vida e o bem estar da população. Já construiu e comercializou mais de 300 mil moradias e combateu o déficit habitacional do Estado estimado em cerca de 400 mil unidades, vista como o maior agente promotor de moradia popular no Brasil.
Nessa semana novas medidas estão sendo tomadas, para o pacote de “bolsa habilitação” no qual a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff antecipou que terá dois padrões para adquirir a moradia popular, sendo um modelo para quem ganha até três salários equivalente a R$ 1.395 e um superior para quem tem renda de até R$ 4.650.
Dilma ainda anunciou que nesse novo programa de habitação do governo federal não vai cobrar nada daqueles que não possuem nenhum tipo de renda, não haverá comprometimento apenas um valor simbólico de quem irá possuir esses imóveis com renda zero. Dentro de quinze dias o Governo Federal deverá anunciar o novo pacote habitacional.
Não só o Governo, mas diversas organizações deveriam se mobilizar e ajudar a construir um país melhor e civilizado, pois todo cidadão tem direito a construir uma família e ter como base a sua própria moradia para estruturar o futuro do país no qual somos diretamente responsáveis.
“A vida se constrói de sonhos e se concretiza com a casa própria”.

Cíntia Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário